A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai colaborar na capacitação de investigadores do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE/Amazónia), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), no Brasil, no âmbito da Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS).
O objetivo desta cooperação da ESEnfC, através do projeto estruturante PEER (Peer-education Engagement and Evaluation Research), inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), é apoiar o CESPE na criação de evidência sobre o desenvolvimento das atividades com as comunidades.
Foi esse o propósito de uma visita técnica à ESEnfC, realizada na última segunda-feira (dia 23 de junho), por seis investigadores do CESPE/Amazónia, a qual complementa a anterior estadia de três meses na UICISA: E dos gestores deste centro de estudos, Amanda Alves Fecury (UNIFAP) e Claudio Alberto Gellis de Mattos Dias (IFAP - Instituto Federal do Amapá).
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CnPQ) do Brasil, o CESPE tem por missão «criar parcerias académico-comunitárias para promover práticas sustentáveis que fomentem o desenvolvimento e o bem viver ao longo dos rios da região Amazónica (populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas)».
«O projeto adotará uma abordagem interdisciplinar e de pesquisa-ação participativa para enfrentar os desafios complexos e interconectados vivenciados por essas comunidades, com foco na preservação e valorização da língua, da cultura e dos recursos naturais dos quais dependem», informa a professora da ESEnfC, Irma Brito, que coordena o projeto PEER.
«As parcerias académico-comunitárias têm demonstrado potencial, ao alcançarem a equidade em saúde e reduzirem as disparidades raciais e étnicas, o que exige esforços intencionais de envolvimento comunitário. Mas um dos principais obstáculos é a desconfiança das comunidades, relacionada com a investigação clássica. A abordagem de pesquisa-ação participativa preconiza o envolvimento da comunidade em todas as fases do projeto e, por isso, os esforços para construir confiança devem começar com o reconhecimento do conhecimento e experiência inestimáveis que as comunidades possuem», afirmam os investigadores envolvidos.
Da parte da ESEnfC, a capacitação e consultoria em PaPS será assegurada pelos professores Irma Brito, Verónica Coutinho, Marília Neves, Rogério Rodrigues e António Nabais.
Além da vinda à ESEnfC, os investigadores e gestores do CESPE/Amazónia – Carlos Eduardo Costa de Campos (pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação), Marília Gabriela Silva Lobato, Elizabeth Viana Moraes da Costa, Elza Caroline Alves Müller, Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida e Mayara Fabiana de Melo Furtado – visitaram, também, o Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foram recebidos pelo investigador João Emanuel Diogo.
[2025-06-25]