O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Paulo Joaquim Pina Queirós, acaba de obter o título académico de agregado em “Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar: Especialidade em Enfermagem”, pela Universidade de Évora.
O candidato foi aprovado por unanimidade depois de, ontem (dia 2 de julho), se ter submetido a provas públicas para o efeito, que consistiram na apresentação e discussão do respetivo currículo, do relatório de uma unidade curricular e da lição intitulada "Construção disciplinar da Enfermagem. Uma leitura histórico-epistemológica".
Professor coordenador na ESEnfC, Paulo Queirós é doutorado em Desarrollo e Intervención Psicológica (pela Universidad de Extremadura), com registo na Universidade de Coimbra, com pós-doutoramento sobre “Pensamento Teórico de Enfermagem. Evolução e perspetivas atuais” (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto).
O docente da ESEnfC é membro da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde foi responsável pelo eixo estratégico de desenvolvimento de formação de investigadores e investigador sénior coordenador do projeto estruturante “História e epistemologia da saúde e enfermagem”.
Paulo Queirós publicou 139 artigos em revistas especializadas, possui 27 capítulos de livros e 15 livros publicados (em coautoria ou coordenação de edição), tendo recebido quatro prémios e/ou homenagens.
Como docente e investigador, atua na área de Ciências da Saúde e Ciências Sociais, com ênfase em Enfermagem, História da Enfermagem e Ciências da Educação.
Associado à Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Fundamental, da ESEnfC, que chegou a presidir, o professor Paulo Queirós é membro da recentemente constituída Assembleia da Escola, bem como do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC (foi presidente deste órgão no período 2019-2024).
O júri das provas de agregação foi constituído por Manuel José Lopes (professor coordenador principal da Universidade de Évora), que o presidiu, Wilson Jorge Correia de Abreu (professor coordenador principal da Escola Superior de Enfermagem do Porto), Anabela Maria Sousa Pereira (professora catedrática da Universidade de Évora), João Alves Apóstolo (professor coordenador principal da ESEnfC), Lucília Rosa Mateus Nunes (professora coordenadora principal da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal) e Andreia Silva da Costa (professora coordenadora principal da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa).
[2025-07-03]