Notícias
Consulta de Enfermagem no pré-operatório reduz ansiedade e reforça conhecimentos do utente, conclui investigação do professor Marco Gonçalves

 

  > Docente da ESEnfC com os membros do júri de doutoramento no ICBAS


Menor ansiedade nas pessoas submetidas a cirurgia e, paralelamente, maior nível de conhecimentos que as capacitam a tomarem decisões informadas. É este o resultado da existência de uma consulta de Enfermagem no período pré-operatório, segundo revela o estudo de doutoramento do professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Marco António Rodrigues Gonçalves.

De acordo com o docente da ESEnfC que, este mês, defendeu provas doutorais no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, «o objetivo principal da investigação foi o de estruturar, validar e implementar um modelo de consulta de Enfermagem no período pré-operatório, tendo como público-alvo as pessoas submetidas a cirurgia geral eletiva».

Este modelo de consulta de Enfermagem, posto em prática num grande hospital da região Centro do país, «permitiu, por um lado, diminuir o nível de ansiedade da pessoa em situação perioperatória e, por outro lado, aumentar o seu nível de conhecimento», garantindo, ainda, «a sua satisfação com a intervenção», destaca Marco António Rodrigues Gonçalves.

Simultaneamente, ressalta o docente da ESEnfC afeto à Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, «a investigação desenvolvida contribui para clarificar a intervenção do enfermeiro perante a população e outros profissionais de saúde, sublinhando a sua intervenção autónoma e fundamental na melhoria da prestação de cuidados de saúde e nas experiências cirúrgicas das pessoas».

Intitulada "Construção e implementação de um modelo de consulta de enfermagem no pré-operatório de cirurgia geral programada", a tese de doutoramento em Ciências de Enfermagem do professor Marco António Rodrigues Gonçalves, sob orientação de Maria Aurora Gonçalves Pereira (professora coordenadora aposentada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e coorientação de Natália de Jesus Barbosa Machado (professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto), foi apresentada, no passado dia 7 de julho, ao ICBAS/Universidade do Porto.

O docente da ESEnfC foi aprovado “por unanimidade" (menção máxima da Universidade do Porto).

[2025-07-16]


Eventos
Ver Todos

  • JUL
    21
    ESEnfC
    18th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUL
    15
    UICISA:E > ESEnfC
    3rd Scoping Review Workshop (SRW)
  • JUL
    10
    ESEnfC
    Primeiras Jornadas Inter-UCP da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • JUL
    08
    Presencial: Polo A
    1.º Congresso dos estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem
  • JUL
    07
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende