Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem 2021-2025 colaboraram, no passado dia 9 de julho, na “construção coletiva” de uma obra de pintura assinada pelo artista plástico conimbricense Victor Costa.
Apresentado aos discentes pela vice-presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria da Conceição Alegre de Sá, o pintor com ateliê em Almalaguês explicou que se pretendia que o quadro final fosse «um reflexo» da «passagem [de cada estudante] pela Escola e pelo curso», sendo que cada um desenharia o que bem quisesse.
E assim foi: numa tela previamente colorida, foram surgindo várias expressões do sol, flores, corações, borboletas, uma âncora, uma montanha, símbolos da Enfermagem como a lamparina, figuras musicais, casas, pássaros, e até um brinde com duas canecas de cerveja…
Mais tarde, Victor Costa ligou por cores todo o conjunto da obra que, agora, será exposta num espaço da instituição e que todos os coautores poderão ver e rever sempre que voltarem à ESEnfC.
Deixam, assim, simbolicamente, a sua marca/desenho neste painel que, de alguma forma, perpetuará o curso de 2021-2025.
Nascido em 1958, em Coimbra, Victor Costa expõe regularmente desde 1980, participando em workshops de Pintura, de Musicoterapia e Arte, bem como em manifestações artísticas públicas e em encontros pedagógicos voltados para os mais novos (recebe alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico para iniciativas que visam estimular a criatividade).
Victor Costa é membro do Movimento Artístico de Coimbra, da MAGENTA - Associação dos Artistas pela Arte (Figueira da Foz), da Associação Arte à Vista, da Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, do Clube Nacional de Artes Plásticas, sendo também membro fundador da Associação Forvm de Artes Plásticas.
Em janeiro de 2013, foi designado “académico correspondente” da Federação Brasileira dos Académicos de Ciências, Letras, Artes.
[2025-07-17]