> Professor da ESEUC é o coordenador da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico
Foi designado coordenador clínico e científico de mais uma ferramenta disponível em Portugal para a prevenção de comportamentos suicidários: a nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico (número de telefone 1411), apresentada, no passado dia 10 de setembro, pelo Ministério da Saúde.
Mandatado por dois anos para o exercício da função, que começou a exercer no início de outubro, José Carlos Santos, professor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), deseja, para já, «afirmar a linha como uma ferramenta acessível a todos, com elevados padrões de qualidade e com uma resposta eficaz na intervenção junto de pessoas em crise suicidária, em processo de luto ou que identificam necessidades em alguém e pretendem ajudar».
O professor da ESEUC, doutorado em Saúde Mental, será responsável pela organização e planeamento das atividades da linha», que é coordenada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), «entre elas a promoção de ações de formação, supervisão e intervisão entre os profissionais», o que fará «em estreita colaboração», quer com os SPMS, quer com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM) que o propôs para o lugar.
Currículo avaliado por entidade externa
Com experiência reconhecida nas áreas da Saúde Mental e Psiquiátrica e da Suicidologia, José Carlos Santos mostra-se satisfeito com o convite – «teve um significado especial de reconhecimento por parte da CNSM e de gratidão da minha parte» –, mas diz que «foi algo inesperado» e que, apesar de não fazer parte da sua «previsão de futuro», entendeu que «não poderia dizer que não» ao «novo desafio».
«Agrada-me, sobretudo, vir da CNPSM, dado serem pessoas que admiro, que me conhecem bem e com quem tenho trabalhado em diversos períodos. Por outro lado, o meu currículo foi avaliado por uma entidade externa, que validou a minha designação, que foi posteriormente aceite pelos SPMS, o que me responsabiliza um pouco mais», observa o docente.
José Carlos Santos é, desde 2009, coordenador do programa de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, Mais Contigo, iniciativa criada, a nível local, pela ESEUC e a Administração Regional de Saúde do Centro e, hoje, com forte implantação nacional, tendo já chegado a aproximadamente 80 mil alunos.
O docente da ESEUC, que integrou o Conselho Nacional de Saúde Mental (2010-2016), presidiu à Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2011-2013) e pertenceu à comissão de peritos para a elaboração do Programa Nacional de Prevenção do Suicídio 2013-2017.
José Carlos Santos pertence, ainda, à Secção de Suicidologia da European Psychiatric Association (EPA), fazendo parte, atualmente, da equipa responsável pela Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio.
A nova linha telefónica gratuita 1411 está a funcionar em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24, sendo assegurada, 24 horas por dia (todos os dias do ano), por profissionais de saúde mental (psicólogos e enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental). Visa uma intervenção breve para a gestão da crise suicidária ou informação relevante para terceiros que estejam a necessitar de ajuda.
[2025-10-30]



