> Professoras Margarida Silva, Catarina Lobão e Adriana Coelho
Um jogo que tem como finalidade esclarecer crianças, e também adultos, de forma lúdica e envolvente, sobre o processo de envelhecimento, combatendo simultaneamente o idadismo (atitude preconceituosa e discriminatória para com as pessoas mais velhas), foi distinguido na 1.ª edição do Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), integrado no projeto INOVC+.
A distinção, atribuída ao projeto "Anticipating the Geriatric Experiences: The Game" (em português, “Antecipando as Experiências Geriátricas: O Jogo”), da responsabilidade das professoras da ESEUC, Catarina Lobão, Adriana Coelho e Margarida Silva, consiste num apoio financeiro de 6 mil euros, para utilizar, até julho de 2026, no desenvolvimento desta ferramenta pedagógica inovadora que promete incentivar «valores como empatia, respeito e solidariedade», fomentando «o diálogo e a relação entre gerações» pela sua «relevância social, educativa e cultural».
«Será um jogo de tabuleiro», que pode ser usado «de forma clássica ou com recurso a uma app (aplicação móvel)» e que «vai, certamente, fomentar a reflexão sobre aspetos do quotidiano da pessoa mais velha, no sentido de promover a cidadania e prevenir idadismo», bem como «a desmistificação de crenças e a distinção entre mitos e verdades», revela Catarina Lobão, docente que na ESEUC pertence à Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso.
Desenvolvido no âmbito do projeto de extensão à Comunidade “Antecipar a Experiência de Ser Idoso”, que na ESEUC existe desde 2008, o jogo será testado em estabelecimentos de ensino do concelho de Coimbra, embora o seu interesse ultrapasse o espaço escolar e se estenda a famílias, cuidadores e educadores, numa dinâmica de coaprendizagem.
De acordo com Catarina Lobão, «até ao momento, uma das estratégias mais relevantes do projeto "Antecipar a Experiência de Ser Idoso" tem sido a sua forte aposta no uso do simulador de envelhecimento como recurso pedagógico e sensibilizador».
«Contudo, reconhecendo que nem toda a população é suscetível de beneficiar da utilização direta desse simulador (como as crianças com idade inferior a 10-12 anos e dependendo da estrutura física de cada uma), a equipa alargou a sua intervenção através da criação de diferentes iniciativas complementares, de entre as quais se destaca o desenvolvimento deste jogo educativo», sublinha a docente da ESEUC.
Projeto considerado estratégico para a região Centro, o INOVC+, em cuja 4.ª edição a ESEUC está a participar, visa implementar e consolidar um “Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia” para o setor empresarial.
O que se pretende, através de um trabalho em rede liderado pela Universidade de Coimbra e que envolve, agora, 23 entidades parceiras, é reforçar a valorização do conhecimento resultante da investigação, desenvolvimento e inovação, transferindo-o para a economia regional.
Esta 4.ª edição do INOVC+, que vai ser implementada ao longo de dois anos e meio, beneficia de um investimento de 4,1 milhões de euros, cofinanciados a 85% pelo Centro 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.
[2025-10-30]



