> Cristina Veríssimo, Irma Brito, José Honório Jerónimo (ministro do Ensino Superior de Timor) e Cláudia Chaves (Politécnico de Viseu)
A professora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Irma da Silva Brito, está a participar na 15.ª Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, em Timor-Leste, com duas comunicações científicas relacionadas com «o potencial da Pesquisa-Ação Participativa em Saúde (PaPS) na inovação social, mobilizada pelas instituições do ensino superior».
A docente da ESEUC, que se encontra em Díli com a colega da instituição, Cristina Veríssimo, está a divulgar a PAPS enquanto «abordagem de pesquisa-intervenção em que a participação das pessoas em todo o processo é um imperativo democrático» e que assegura que «o conhecimento científico é cocriado dialogicamente, incorporando múltiplas perspetivas e saberes».
Neste âmbito, Irma Brito está também a divulgar a pós-graduação em PAPS que coordena, uma formação que habilita investigadores a liderarem projetos que asseguram inovação, transformação, transparência e transferibilidade de evidência científica.
Nesta 15.ª Conferência FORGES, foi ainda divulgado o projeto Viver com a Diabetes, que resulta de uma tese de doutoramento da docente Cláudia Chaves (Instituto Politécnico de Viseu), que «objetiva a melhoria do autocuidado em pessoas que vivem com diabetes, potenciando os recursos comunitários rurais», esclarece Irma Brito.
Organizada pela Associação FORGES, em parceria com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e, com a Universidade de Díli e com a Universidade Católica Timorense São João Paulo II, esta Conferência FORGES realiza-se pela primeira vez, durante três dias (de 25 a 27 de novembro), naquele país do Sudeste Asiático.
A conferência é organizada em torno de sete temáticas: “A Investigação e a Transferência de Conhecimento em Língua Portuguesa”, “Sustentabilidade no Ensino Superior”, “Ensino e Inovação Pedagógica no Ensino Superior”, “Políticas, Gestão, Financiamento e Qualidade no Ensino Superior”, “Acesso, Diversificação e Internacionalização no Ensino Superior”, “Mercado de Trabalho e Ensino Superior” e “Novos Contextos Sociais e Geopolíticos no Ensino Superior”.
A 15.ª Conferência FORGES tem o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Timor-Leste.
[2025-11-26]



