> Tiago Saldanha pede aos colegas que aprendam a ser exigentes e diz que a defesa da profissão começa nas salas de aula
O recém-investido presidente da Direção da Associação de Estudantes (AE) da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Tiago Saldanha, escolheu como primeira prioridade do mandato «acompanhar de muito perto o processo de integração» na Universidade de Coimbra (UC), para «garantir que esta transição se faz com equilíbrio, mantendo a identidade» da instituição «e assegurando que os estudantes continuam a sentir que pertencem a uma casa onde são vistos, ouvidos e cuidados».
Exatamente 1159 dias depois de entrar pela primeira vez na instituição, segundo contabilizou, a maioria dos quais dedicados «a servir» os colegas, Tiago Saldanha tomou posse (no passado dia 21 de novembro) como presidente da Direção da AE/ESEUC e afirmou que «esta integração não será um processo de diluição».
«Não viemos para ser absorvidos, viemos para somar. Trazemos à Universidade de Coimbra algo que é exclusivamente nosso: o humanismo prático, a técnica aliada à empatia, a capacidade de olhar uma ferida – física ou emocional – e saber que primeiro se cuida, só depois se julga», sustentou o dirigente associativo, no discurso que leu após a tomada de posse.
Segundo Tiago Saldanha, «a UC ganha uma escola que não vive só de teorias, mas de presença», pelo que esta integração, há muito procurada pela Escola de Enfermagem de Coimbra e desde há cerca de um ano determinada por diploma legal (decreto-lei nº 83/2024, publicado a 31 de outubro), «é um encontro de mundos, não uma fusão que apaga identidade».
«Queremos fazer parte da Universidade de Coimbra, sim – queremos ter acesso a mais oportunidades, a mais espaços, a mais horizontes –, mas queremos fazê-lo sem perder o que nos torna únicos», insistiu o quartanista da licenciatura em Enfermagem.
“Continuamos amarrados a lutas que já deveriam ter ficado no passado”
Com 21 anos de idade e uma crescente experiência no associativismo estudantil – foi vice-presidente das duas anteriores direções da AE, presididas respetivamente por Francisca Lopes (2024-2025) e por Maria Conceição (2023-2024), além de colaborador no Núcleo de Informática e Divulgação (mandato de 2022-2023) –, Tiago Saldanha pediu mais dos colegas no esforço pela melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros.
«Muitas vezes, esquecemo-nos de que a defesa da nossa profissão não começa no dia em que recebemos a cédula profissional; começa aqui, agora, nas salas de aula e nos corredores», exortou Tiago Saldanha, depois de constatar que futuros e atuais profissionais lutam «pelo que deveria ser óbvio: condições de trabalho justas, estáveis e dignas».
Ao enumerar factos como «o envelhecimento acelerado da população, o aumento da cronicidade, o agravar dos problemas de saúde mental e a falta de respostas em cuidados continuados», o novo presidente da AE/ESEUC afirmou: «Tudo isto grita pelo nosso nome, tudo isto pede Enfermagem. E, ainda assim, continuamos amarrados a lutas que já deveriam ter ficado no passado».
Dirigindo-se ainda aos colegas, Tiago Saldanha sustentou que, se aprenderem «aqui a ser exigentes, a ser unidos e a não baixar os braços perante as dificuldades», estarão «muito mais preparados» para a defesa, no futuro, da dignidade da profissão.
Ao lembrar, por outro lado, que em 2026 a AE celebra 20 anos de existência, Tiago Saldanha considera esta «uma oportunidade única para refletir sobre a nossa história e construir um programa que honre quem veio antes e desafie quem virá depois».
Mais ação social e apoio psicológico
Sem o referir no discurso, «outra prioridade essencial» para o atual mandato é o «reforço do apoio aos estudantes», o que passa, de acordo com o presidente da AE/ESEUC, por «fortalecer a ação social, ampliar parcerias que permitam apoiar mais os estudantes e, também, melhorar o acesso a apoio psicológico, criando respostas mais rápidas e mais humanas para quem precisa».
Diversificar a oferta formativa, com «mais workshops e mais oportunidades de atividades certificadas, trabalhando a par com as instituições de saúde», para «valorizar o percurso académico e clínico» dos estudantes, é outro objetivo para o mandato. Assim como auxiliar os colegas a estarem mais bem preparados para o ingresso no mercado de trabalho (formações específicas, contacto com entidades empregadoras).
Tiago Saldanha quer, ainda, «incentivar que mais estudantes participem, aproximando-os» dos órgãos da Escola e dos espaços onde se decide o futuro da formação em Enfermagem, «explicando-lhes o seu impacto e mostrando que a Escola cresce quando eles se envolvem».
Reforçar a presença da AE/ESEUC no movimento associativo de Coimbra, «colaborando mais estreitamente com as restantes associações académicas e de estudantes, e afirmar a nossa representatividade no panorama nacional, garantindo que a nossa Escola tem o lugar que merece na discussão sobre o futuro da Enfermagem», constitui para Tiago Saldanha outro objetivo a atingir.
Tomaram posse, juntamente com Tiago Saldanha, mais cinco membros da Direção da AE/ESEUC: Mafalda Amaro, Afonso Oliveira (vice-presidentes), Lara Fradoca, Adriana Almeida (secretárias) e Inês Teles (tesoureira). Quase todos transitam da anterior Direção, à exceção de Afonso Oliveira e de Lara Fradoca (no último ano colaboradora no Núcleo de Apoio ao Estudante).
Maria Clara Abreu (secretária deste órgão no mandato anterior) é a nova presidente da Mesa da Assembleia Geral (enquanto a anterior presidente, Mara Zacarias, passa a vice-presidente).
Já Regina Silva, mantém-se a dirigir o Conselho Fiscal.
Na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da AE/ESEUC intervieram, também, a presidente da Direção da AE cessante, Francisca Lopes, e o Presidente da Escola de Enfermagem, Fernando Amaral.
OS ELEITOS PARA O ANO 2025-2026
Direção
Tiago Saldanha(Presidente)
Mafalda Amaro (Vice-Presidente)
Afonso Oliveira (Vice-Presidente)
Lara Fradoca (Secretária)
Adriana Almeida (Secretária)
Inês Teles (Tesoureira)
Núcleo de Apoio ao Estudante
Ana Ribeiro (Vogal)
Virgínia Carapeto(Sub-vogal)
Vítor Hugo de Oliveira (Tesoureiro-Interno)
Sara Cordeiro e Ana Clara (Colaboradores)
Núcleo de Informática e Divulgação
Mariana Massano (Vogal)
Maria Eduarda Prado (Sub-vogal)
Íris Maia, Filipa Garrido, Inês Gabriel, Pedro Freitas e Maria Cardoso (Colaboradores)
Núcleo de Desporto e Lazer
Andreia Carneiro (Vogal)
Tiago Vieira (Sub-vogal)
Guilherme Santos (Colaborador)
Núcleo de Formação e Cultura
Rodrigo Terra (Vogal)
Madalena Coelho (Sub-vogal)
Maria Choupina, Adriana Videira, Lara Almeida e Maria Talefe (Colaboradores)
Núcleo do Bar
João Ribeiro(Vogal)
Fabiana Carvalho (Sub-vogal)
Marco Cardoso (Tesoureiro-Interno)
Rodrigo Reis, Afonso Silva e Margarida Parreira (Colaboradores)
Mesa Assembleia Geral
Maria Clara Abreu (Presidente)
Mara Zacarias (Vice-Presidente)
Íris Félix (Vice-Presidente)
Natacha Oliveira (Secretária)
Beatriz Rendeiro (Secretária)
Conselho Fiscal
Regina Silva (Presidente)
Luís Neves (Vogal)
Beatriz Oliveira (Secretária)
[2025-11-25]



