Cinco professores e três estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) participaram, de 10 a 14 de novembro, na XVIII Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem, da Associação Internacional de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), realizada na Cidade do México.
Nesta conferência, que teve lugar na antiga Escola de Medicina da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), e que contou com a participação de especialistas de 24 países ibero-americanos, foram abordados temas como as “Novas Tecnologias e Inovação Educativa”, “Liderança, Competência Política e Prática Colaborativa”, ou “Transformação do Currículo de Enfermagem para Responder aos Desafios Globais da Saúde”.
Também as “Competências Emergentes em Enfermagem: Desafios para a Educação” e os “Processos de Avaliação: Acreditação e Certificação de Programas e Profissionais de Enfermagem” constituíram eixos temáticos do encontro.
O docentes e discentes da ESEUC participaram em mais de duas dezenas de atividades do evento, tendo apresentado comunicações, moderado mesas-redondas, ou integrado reuniões de linhas de investigação e reuniões diretivas.
Em setembro de 2011, a ESEUC organizou e acolheu, em Portugal, a XI Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, então designada Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem.
Maria da Conceição Bento, professora da instituição, é membro do Conselho Consultivo e vogal do Conselho Executivo da ALADEFE para o Desenvolvimento Institucional.
A ALADEFE é uma «organização internacional, não-governamental, inclusiva, democrática, sem fins lucrativos», constituída por escolas e faculdades de Enfermagem, associações ou outras organizações colegiais, com a missão de «ajudar a desenvolver a disciplina e o ensino superior de Enfermagem».
Além de Maria da Conceição Bento e da vice-presidente da Escola, Manuela Frederico-Ferreira (ambas ao centro na foto), estiveram na conferência os docentes Luís Loureiro, Dulce Galvão e Luís Batalha, assim como os estudantes Tiago Saldanha, Inês Teles e Regina Silva.
[2025-11-18]



