Durante quatro dias, com início na última sexta-feira, a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) iluminou-se de roxo, cor da prematuridade, para comemorar o dia que assinala o nascimento dos bebés pré-termo (antes das 37 semanas de gestação), que hoje (17 de novembro) é lembrado um pouco por todo o mundo.
Também uma mostra de trabalhos realizados por estudantes do 4.º ano da licenciatura (no âmbito da unidade curricular de Enfermagem Neonatal Opção I), com vista a sensibilizar a comunidade educativa para o tema da prematuridade, esteve exposta durante o dia de hoje nos átrios dos polos A e B da instituição.
De acordo com Ana Perdigão, professora desta disciplina do curso de 1.º ciclo, o objetivo principal da campanha do Dia Mundial da Prematuridade em 2025 passa por «chamar a atenção para a importância de oferecer aos prematuros um início de vida com cuidados especializados, humanizados e contínuos, desde os primeiros momentos após o nascimento, passando pelo internamento em unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, até o seguimento nos primeiros anos de vida». Cuidados «precoces e qualificados» que, sublinha a doente da ESEUC, «são fundamentais» para um desenvolvimento do bebé que assegure a sua «saúde na infância e também na vida adulta».
Todos os anos, um em cada dez bebés nasce prematuro no mundo, estimando-se que em Portugal correspondam a mais de 6 mil.
«Sem cuidados eficazes, eles correm um elevado risco de desenvolver problemas de saúde potencialmente fatais, como insuficiência respiratória, infeções e hipotermia, que, em conjunto, levam a centenas de milhares de mortes evitáveis por ano», lê-se no website da Organização Mundial de Saúde, que escolheu como tema para este dia “Dar aos bebés prematuros um bom começo para um futuro promissor”.
Esta comemoração na ESEUC surge no âmbito da unidade curricular de Enfermagem Neonatal Opção I e do projeto de investigação IINNCare, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, simultaneamente «uma comunidade de prática que acolhe todos os que se dedicam, de alguma forma, aos cuidados de Enfermagem Neonatal».
[2025-11-17]



