As professoras da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Tânia Morgado e Márcia Pestana-Santos, estiveram, de 8 a 11 de novembro, na 48.ª Convenção Bienal da Sigma, que juntou em Indianápolis (Estados Unidos da América) mais de 2 mil membros desta sociedade honorífica de Enfermagem e líderes globais da profissão.
As docentes da ESEUC, que participaram na convenção, na capital do Estado de Indiana, em representação do Capítulo Phi XI sediado na ESEUC, divulgaram a investigação em Enfermagem que estão a desenvolver, ao apresentarem uma comunicação oral e dois pósteres.
Tânia Morgado e Márcia Pestana-Santos participaram, ainda, na “House of Delegates”, onde votaram os corpos sociais da Sigma Internacional, eleitos para o biénio 2027-2029, e assistiram à tomada de posse da primeira presidente europeia a liderar a Sigma Internacional, em 103 anos de existência da sociedade honorífica: Liz Wescott.
De acordo com as docentes da ESEUC, este evento foi organizado «para celebrar o apelo organizacional para 2023-2025 – “Represent: Reflect, Respect and Respond” (Representar: Refletir, Respeitar e Responder) –, perante o qual», no biénio que termina, «os membros da Sigma foram desafiados a incorporar ações de autocuidado e de humildade cultural, culminando com profissionalismo, perspetiva e perseverança no seu trabalho».
Fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, a Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing), é uma organização sem fins lucrativos com a missão de formar líderes de Enfermagem em qualquer lugar, com vista à melhoria da saúde das populações em todo o mundo.
«A Sigma tem mais de 100 mil membros ativos e 600 capítulos em instituições de ensino superior e parceiros de saúde da Arménia, Austrália e Botsuana à Tailândia, Estados Unidos e País de Gales. Os membros da Sigma incluem enfermeiros clínicos e administradores, educadores e investigadores académicos de enfermagem, decisores políticos, empresários e outros que trabalham para concretizar a visão da organização de enfermeiros conectados e capacitados que transformam os cuidados de saúde globais», explicam as professoras da ESEUC.
O Capítulo Phi Xi da Sigma, acolhido pela ESEUC, foi constituído em 2011, tornando-se no 492.º capítulo desta sociedade honorífica internacional. É composto por enfermeiros que se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.
[2025-12-04]



