Os professores da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Teresa Neves e Pedro Parreira, receberam, na última semana, no Peru, o título de doutores honoris causa.
A distinção honorífica, que lhes foi atribuída pela Associação de Mestres, Doutores e Pós-doutorados do Peru, reconhece o contributo dos dois docentes portugueses no âmbito do projeto HAInnovPrev que coordenaram naquele país andino e, também, no Brasil, e que procurou melhorar a qualidade dos currículos do ensino superior de Enfermagem ao nível de práticas inovadoras de prevenção e controle de infeções associadas aos cuidados de saúde, bem como da resistência aos antimicrobianos.
O projeto, que termina este mês de dezembro, e que se estimava envolver 600 estudantes de enfermagem, 60 docentes e 100 enfermeiros dos contextos da prática clínica destes países da América Latina, teve um financiamento de quase 800 mil euros, proveniente da União Europeia.
«As infeções associadas aos cuidados de saúde e a resistência aos antimicrobianos constituem-se um problema de saúde e um desafio a nível global, com elevados custos e impacto nos resultados para os clientes, para os profissionais e para os sistemas de saúde. Esta problemática, acentuada pela pandemia de COVID-19, reveste-se de particular importância na América Latina, que enfrenta dificuldades sociais e financeiras, decorrentes da pressão contínua das organizações de saúde, para garantir o acesso a cuidados de saúde com segurança e qualidade», considera a ESEUC.
Coordenada pela professora Teresa Neves, a equipa técnica da ESEnfC ligada a este projeto é também composta por Anabela Salgueiro Oliveira, Maria da Conceição Bento, João Graveto, Pedro Parreira, Manuel Chaves, Paulo Costa, Filipe Santos, João Pardal e Rita Gonçalves.
Participam no projeto HAInnovPrev, iniciado em 2023, ESEUC (Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Viçosa (as duas do Brasil), Universidade Andina del Cusco e Universidade Nacional Autónoma de Chota (ambas do Peru).
[2025-12-05]



