Notícias
Professor Amorim Rosa vai presidir Conselho Técnico-Científico da Escola de Enfermagem da UC

 



Amorim Gabriel Santos Rosa é o novo presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), eleito por unanimidade pelos pares, no passado dia 7 de janeiro, para liderar este órgão de governo durante o período 2026-2027.

De acordo com o docente da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, doutorado em Ciências de Enfermagem, «a prioridade central» do mandato «passa por assegurar uma integração efetiva da ESEUC na dinâmica universitária e garantir o reconhecimento da Enfermagem como área científica com autonomia e identidade própria, relevância social e capacidade de contribuir de forma específica para o ecossistema académico da Universidade de Coimbra (UC)».

O reforço da «presença da Escola em redes interdisciplinares, projetos interunidades, estruturas de governação científica e iniciativas estratégicas da Universidade», de modo a prevenir «riscos de subvalorização do contributo científico da Enfermagem», constitui, para Amorim Rosa, uma preocupação do CTC.

Face à proximidade de um novo ciclo de acreditação de cursos, o professor Amorim Rosa nota, ainda, que, a «restruturação do plano de estudos da licenciatura em Enfermagem», a trabalhar pelo CTC, «deve ser adequada às exigências científicas, sociais e profissionais contemporâneas, equilibrando a elevação do perfil académico universitário com a manutenção da forte componente clínica e prática que carateriza a formação em Enfermagem, garantindo coerência curricular, integração de competências, inovação pedagógica e alinhamento com padrões nacionais e internacionais de qualidade e acreditação».

Entre as prioridades da ação do CTC para 2026-2027, está também «a valorização dos professores e investigadores», sendo que «a integração na UC implica a necessidade de harmonização com critérios universitários de avaliação de desempenho, progressão na carreira e produção científica», defende o presidente do CTC, segundo o qual se «exige a promoção de uma cultura de mérito, equidade e transparência, bem como o desenvolvimento de estratégias de apoio à carreira e integração plena dos docentes convidados e investigadores nas dinâmicas académicas da Escola».

Já no campo da investigação e da transferência de conhecimento, segundo Amorim Rosa, «o CTC identifica como preocupação estratégica a necessidade de reforçar o impacto clínico, organizacional e comunitário da produção científica da ESEUC».

 

Os 25 professores que compõem o CTC

O Conselho Técnico-Científico da ESEUC para o mandato 2026-2027 é composto por Alberto José Barata Gonçalves Cavaleiro, Amorim Gabriel Santos Rosa (que preside), Ana Bela de Jesus Roldão Caetano, Ana Maria Poço dos Santos, Anabela de Sousa Salgueiro Oliveira, António Jorge Soares Antunes Nabais, António Manuel Martins Lopes Fernandes, Beatriz de Oliveira Xavier, Helena Maria Mourão Felizardo, Henrique José Mendes Nunes, Irma da Silva Brito, José Manuel de Matos Pinto, Liliana Patrícia Leitão Ferraz, Luís Manuel da Cunha Batalha, Luís Manuel de Jesus Loureiro, Marco António Rodrigues Gonçalves, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Silva, Maria de Lurdes Lopes de Freitas Lomba, Paulo Jorge dos Santos Costa, Pedro Miguel Lopes de Sousa, Rosa Cândida Carvalho Pereira de Melo, Rosa Maria dos Santos Moreira, Rosa Maria Pereira Simões, Rui Carlos Negrão Batista e Teresa Margarida Almeida Neves.

 

[2026-01-13]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    22
    Presencial: Polo A
    18º Fórum Internacional de Empreendedorismo
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JAN
    06
    Sala Maior | Polo A da ESEUC
    Seminário Gestão de Cuidados à Pessoa em Domicílio: Apresentação das diferentes Unidades de Cuidados