Notícias
Professora Maria da Conceição Bento toma posse e nomeia quatro subdiretores

 

   > Diretora da ESEUC com o Reitor Amílcar Falcão, num «dia especialmente feliz»

Quatro subdiretores vão coadjuvar, nos próximos dois anos, a Diretora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Maria da Conceição Bento, que hoje tomou posse na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

São eles, pela ordem de apresentação feita na sessão de investidura, pela primeira Diretora da nona unidade orgânica de ensino da UC: Verónica Rita Dias Coutinho (para o Planeamento Estratégico, Gestão de Recursos e Qualidade Institucional), Pedro Miguel Santos Dinis Parreira (para as Relações Interinstitucionais, Parcerias, Internacionalização, Empreendedorismo, Inovação e Valorização do Conhecimento), Maria do Céu Mestre Carrageta (para a Educação Transformadora e a Qualidade Académica) e Teresa Margarida Almeida Neves (para os Estudantes, Comunidade, Comunicação, Atratividade e Responsabilidade Social).

Já na área da Investigação, a professora Maria da Conceição Bento será assessorada pelo Diretor da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, João Luís Alves Apóstolo.

Presidente da instituição de ensino superior politécnico não integrada durante três mandatos consecutivos (de 2006 a 2018), Maria da Conceição Bento, que regressa à liderança da agora ESEUC, afirmou hoje que «a integração na Universidade de Coimbra representa a concretização de um desejo antigo, inscrito na memória institucional desde pelo menos 1998» e «sustentado na convicção de que a Enfermagem, enquanto área do conhecimento científico, deve ter pleno espaço no universo académico universitário, como sucede em muitos países do mundo».

Ao considerar que a integração na UC «deve ser entendida como um processo em construção, progressivo e exigente», a Diretora da ESEUC notou que esse «caminho permitirá fortalecer a cultura académica e científica, ampliar redes de colaboração, reforçar a transdisciplinaridade e afirmar, na relação com outras áreas do saber, a identidade própria da Enfermagem enquanto disciplina científica». E que «permitirá, também, oferecer aos estudantes uma experiência académica mais rica e plural, pelo contacto com outras áreas do conhecimento, outras artes e outros modos de pensar, favorecendo uma formação mais densa, crítica e culturalmente exigente».

«Somos uma Escola orgulhosamente UC, consciente do caminho percorrido e igualmente consciente do caminho que ainda importa trilhar», sublinhou Maria da Conceição Bento, depois de fazer referência aos «144 anos de meticulosa construção» que «fizeram da Escola uma instituição sólida, resiliente e capaz de se reinventar».

Escutada pela equipa reitoral e por uma ampla audiência que encheu a Sala do Senado, a Diretora da ESEUC falou da «ambição de desenvolver progressivamente a Escola como Escola de Investigação, integrada numa Universidade de Investigação».

Porque «a educação continua a ser o coração» da missão da ESEUC, Maria da Conceição Bento comprometeu-se com «o redesenho curricular, a flexibilização de percursos, o equilíbrio das cargas de trabalho e a criação de condições reais para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da formação cultural». Um compromisso que «implica», igualmente, «criar condições institucionais para que o corpo docente possa efetivamente inovar, num diálogo exigente com os enquadramentos regulatórios e a Agência de Avaliação e Acreditação, reinterpretando-os à luz dos novos perfis de competências necessárias aos enfermeiros que terão de dar resposta às necessidades de um mundo em profunda transformação», ressaltou a Diretora da ESEUC.

Maria da Conceição Bento referiu, por outro lado, que a ESEUC se afirma «como uma Escola sem muros, aberta à sociedade» e empenhada em «reforçar os serviços à comunidade».

 

Universidade também ganha, diz Reitor Amílcar Falcão

Para o Reitor Amílcar Falcão, que conferiu posse a Maria da Conceição Bento, se é verdade que «a Escola Superior de Enfermagem vai ganhar valências ao estar dentro da UC», do mesmo modo «a UC também ganha», referindo-se não apenas à nova área do saber, mas a algumas práticas, porventura melhores, a «incorporar dentro da organização».

Ao notar que a UC tem «realidades muito distintas», o professor catedrático de Farmácia quis deixar claro que «a realidade da Escola Superior de Enfermagem será respeitada na sua especificidade em toda a sua dimensão».

«Para mim é um dia especialmente feliz», disse mesmo o Reitor da UC, ao defender que, tal como o próprio «há muito» desejava, a integração deveria ter acontecido mais cedo.

E, olhando para o que considera ser «um momento crucial para o Centro Académico Clínico de Coimbra» – um consórcio constituído pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e pela UC, com atividade assistencial, ensino e investigação clínica e de translação –, sustentou que a presença da ESEUC traz «dimensão e uma força muito superior à que tínhamos».

«O facto de fecharmos este ciclo», com os contributos para a investigação clínica, das faculdades de Medicina, de Farmácia, de Psicologia e, agora, da Escola de Enfermagem – assim como de outras unidades em menor dimensão nesta matéria –, «torna-nos muito mais fortes naquilo que será a translação da investigação biomédica», assegurou o professor Amílcar Falcão.

Com a tomada de posse, hoje (com efeitos a 1 de janeiro), de Maria da Conceição Bento, como Diretora da unidade orgânica para o biénio 2026-2027, fica concluído o processo de integração, conforme determinado pelo decreto-lei nº 83/2024, de 31 de outubro, que procedeu à integração das escolas superiores de Enfermagem de Coimbra, de Lisboa e do Porto nas universidades públicas das mesmas cidades.

Ainda assim, e apesar de «um lastro grande de entendimento [entre a Escola e a UC] em muitas matérias», para o Reitor Amílcar Falcão haverá, ainda, «dois a três anos de processo de integração», no que diz respeito ao estreitar de relações «com a Reitoria, com outras unidades orgânicas» e «com a missão da Universidade».

 

   > Pedro Parreira, Maria do Céu Carrageta, Teresa Neves e Verónica Coutinho são os subdiretores de Maria da Conceição Bento


[2026-01-05]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JAN
    06
    Sala Maior | Polo A da ESEUC
    Seminário Gestão de Cuidados à Pessoa em Domicílio: Apresentação das diferentes Unidades de Cuidados
  • DEC
    12
    Online
    5º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: "Superar a disrupção, transformar a resposta à Sida"