Foram 14 os estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que, no dia 9 de outubro de 2015, receberam, das mãos da Presidente da instituição, os Prémios Marta Lima Basto que visam promover e reconhecer o mérito académico dos estudantes do 1º ciclo (com as melhores notas do 1º ao 3º ano), dos diplomados que terminaram o 4º ano com a melhor média e do novo estudante com a melhor média de acesso à licenciatura.
Os prémios de valor pecuniário, de quantias que oscilam entre os 177,25 euros e os 531,74 euros, foram entregues pela professora Maria da Conceição Bento durante o dia de abertura solene das aulas na ESEnfC.
Nesse mesmo dia, a Presidente da instituição atribuiu os prémios da fase regional da 12ª edição do concurso Poliempreende (projetos de vocação empresarial), cujos vencedores já haviam sido conhecidos em junho último.
Num discurso pautado pelo elogio de uma instituição exigente consigo própria e com a formação que ministra, precedido de uma reflexão sobre os desafios que se colocam à área da Saúde no mundo, Maria da Conceição Bento sustentou que a comunidade educativa continuará a trabalhar para transformar a ESEnfC «numa grande escola, que se afirma no espaço do ensino superior nacional e internacional como um centro de qualidade no ensino, na investigação e na inovação em cuidados de saúde».
Daí que tenha lembrado o processo em curso para a reforma de todos os curricula, tendo como horizonte os próximos 20 anos.
Na sessão de abertura solene das aulas, iniciada pela lição “Riscos Emergentes: estratégias de prevenção num mundo globalizado”, que esteve a cabo da professora coordenadora Clarinda Maria Cruzeiro, intervieram, ainda, o presidente do Conselho Geral da Escola, João Vasco Ribeiro, e o vice-presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Eduardo Ramos.
Já no período da tarde, foi apresentado (pela professora Maria da Conceição Bento) o livro “A dor - uma visão multidisciplinar”, de que é coautor o também professor da ESEnfC, Luís Batalha.
O Grupo Coral da ESEnfC e a Tuna de Enfermagem de Coimbra foram responsáveis pelos momentos musicais do dia festivo.