> Tiago Saldanha, vice-presidente da AE da Escola de Enfermagem de Coimbra, com Lara Fradoca
A estudante do 3.º ano de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Lara Fradoca, foi eleita para o cargo de diretora de Assuntos Internos na European Nursing Students Association (ENSA), para o mandato 2025-2026.
A eleição para este lugar na Associação Europeia de Estudantes de Enfermagem, que decorreu no dia 12 de setembro, durante a Assembleia Geral da organização, em Berlim, contou com a representação de oito países europeus.
Em declarações sobre a sua eleição, Lara Fradoca sublinhou a importância da nova função que vai assumir: «É uma conquista que simboliza não apenas reconhecimento individual, mas também a força e a união dos estudantes de Enfermagem em Portugal. Representar o país na ENSA como diretora de Assuntos Internos é um passo importante para dar mais visibilidade à nossa voz a nível europeu e para reforçar o compromisso com uma Enfermagem mais colaborativa, inovadora e orientada para o futuro».
Ainda de acordo com a nova diretora de Assuntos Internos da ENSA, o cargo de liderança representa uma oportunidade de crescimento pessoal e académico, pois permite desenvolver competências de organização e comunicação que vão muito além da sala de aula.
«A participação de Portugal na ENSA é particularmente relevante, porque dá voz aos estudantes portugueses num espaço europeu, promovendo a troca de experiências, boas práticas e a construção de uma rede de contactos internacional. Esta vivência contribui não só para fortalecer a representação estudantil a nível global, mas também para trazer novas perspetivas que podem enriquecer o ensino e a prática da Enfermagem em Portugal», observa, ainda, Lara Fradoca.
Segundo a estudante da ESEUC, o principal objetivo para o mandato passa por «conhecer melhor o papel da ENSA e a sua dinâmica, para depois contribuir ativamente para melhorar a comunicação e a ligação entre membros e com organizações».
Lara Fradoca é, desde 2024, colaboradora do Núcleo de Apoio ao Estudante da Associação de Estudantes (AE) da Escola de Enfermagem de Coimbra, tendo já participado na iniciativa Rotações de Iniciação à Investigação, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.
Fundada em 2006, a ENSA «é uma organização para a cooperação entre associações nacionais de estudantes de Enfermagem ou faculdades de Enfermagem da Europa», que tem como propósito «discutir os aspetos práticos e teóricos» da formação profissional, «analisar as diferenças e semelhanças, dar e receber conselhos» no sentido da entreajuda para a compreensão do mundo da Enfermagem, lê-se no respetivo website institucional.
Em 2024-2025, Francisco Ferraz, então finalista da licenciatura da Escola de Enfermagem de Coimbra, foi presidente da ENSA.
[2025-09-17]