O professor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Paulo Costa, é o vencedor da bolsa de investigação atribuída em 2026 pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem).
O prémio, no valor de 3 mil euros, distingue o projeto “Tradução, adaptação cultural e validação da Process of Retirement Planning Scale" (Escala de Processo de Planeamento da Reforma) para a população portuguesa, no qual estão envolvidos todos os docentes a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso, da ESEUC.
Este trabalho vai auxiliar a estudar e avaliar, de forma multidimensional, o grau de preparação para um dos momentos mais marcantes do ciclo vital da pessoa adulta: a transição para a reforma.
Os docentes da equipa liderada por Paulo Costa estão a adaptar e validar para o contexto nacional esta escala, desenvolvida originariamente na Nova Zelândia (por Jack Noone, Christine Stephens e Fiona Noone), que avalia quatro domínios do planeamento da reforma: financeiro, saúde, estilo de vida e psicossocial.
Há cerca de três anos, Paulo Costa, que hoje é vice-presidente do Capítulo Phi Xi da Sigma, sediado em Coimbra, conquistou outra bolsa de investigação atribuída pela Sigma Europa ("Sigma European Regional Research Grant"), a um projeto relacionado com a área da cateterização venosa periférica em adultos.
A Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing) é uma sociedade honorífica de Enfermagem fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, que promove atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem e que só na Europa conta com onze capítulos.
O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC desde 2011, é composto por enfermeiros que, segundo os seus pares, se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.
[2025-12-30]



