Colaboração com a OMS visa também reforçar competências em saúde sexual e reprodutiva
As professoras da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Manuela Frederico e Ana-Bela Caetano, estão, durante quinze dias, na Guiné-Bissau, a dar formação e orientação a recursos humanos na área da Saúde Materna, numa missão que visa, ainda, atualizar o currículo do atual curso de licenciatura em Enfermagem da Escola Nacional de Saúde do país africano de língua portuguesa e modernizar a respetiva a biblioteca.
Beneficiam da ação formativa e de cooperação, feita em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33 profissionais de saúde e sete docentes de Enfermagem.
São objetivos do projeto, a desenvolver até dia 14 de fevereiro, tanto na Escola Nacional de Saúde como no Hospital Nacional Simão Mendes, proporcionar conhecimentos e aptidões avançadas em Enfermagem e Obstetrícia e reforçar competências na área da saúde sexual e reprodutiva.
Neste âmbito, os profissionais de saúde guineenses vão receber formação sobre planeamento familiar e contraceção, saúde materna neonatal e obstétrica, saúde sexual ao longo do ciclo de vida, direitos proteção e equidade em saúde sexual e reprodutiva.
Quanto à formação dos docentes de Enfermagem, incidirá sobre ambientes de ensino-aprendizagem, níveis de responsabilidade no curso e planos e ferramentas de avaliação.
Tem já alguns anos a cooperação da ESEUC com a Guiné-Bissau.
Em 2017, o estabelecimento de ensino superior português assinou um protocolo com a Escola Nacional de Saúde deste país da África Ocidental, para apoio à formação de profissionais de saúde guineenses (particularmente enfermeiros), à conceção e implementação de planos de estudos de cursos de complemento de formação, licenciatura, formação de especialistas e pós-graduação.
Também no âmbito do projeto "Ianda Guiné Saúde - Reforço do Sistema de Saúde da Guiné-Bissau" (2020-2023) – iniciativa de cooperação financiada pela União Europeia, sob gestão do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua – a ESEUC ministrou um curso de Gestão de Unidades de Cuidados para Chefias de Enfermagem Hospitalares, que capacitou 17 enfermeiros guineenses, e recebeu seis enfermeiros para a frequência de cursos de mestrado em Coimbra.
[2026-02-04]



