A professora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), Anabela Salgueiro-Oliveira, é uma das doze docentes e investigadoras convidadas para o momento de speed mentoring “Mulheres que inspiram ciência”, que se realiza, dia 11 de fevereiro (Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência), entre as 18h00 e as 19h00, no Centro de Bem-Estar da Universidade de Coimbra (UC).
A iniciativa, organizada pela UC, «nasce da vontade de dar visibilidade a mulheres que fazem ciência» na instituição, «criando um espaço de diálogo onde a experiência se cruza com o futuro, e onde cada conversa pode transformar dúvidas em confiança, e ideias em decisões», lê-se na página web de divulgação da atividade.
Professora coordenadora na ESEUC e investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde integra a coordenação do projeto TecCare - Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologia dos Cuidados, Anabela Salgueiro-Oliveira é doutorada em Enfermagem, leciona a disciplina em todos os ciclos de estudos, desenvolve investigação em práticas de Enfermagem, infeções associadas aos cuidados de saúde, acessos vasculares e inovação em saúde.
Foi fundadora e primeira presidente da Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APOAVA) e coordena, na UICISA: E, o projeto estruturante “Acessos Vasculares: Práticas de Enfermagem e Tecnologias Associadas”.
Integrou, durante mais de uma década, o ex-Gabinete de Empreendedorismo da ESEUC, tendo orientado vários projetos de estudantes.
É autora de mais de 60 artigos científicos, capítulos de livros e coautora de pedidos de patente.
[2026-02-06]



