FOLHETOS
- Quem somos e o que fazemos
- Sinopse – Acreditação de cursos
- Folheto do Conselho para a Qualidade
- Sobre os dados de opinião dos estudantes...
- Apelo à colaboração no preenchimento dos questionários
- Flyer do CQA 2019
- Folheto para sensibilização de preenchimento dos questionários 2019
ARTIGOS
- Tradução e adaptação do questionário de validade das avaliações dos estudantes ao ensino e aos professores.
- Adaptação cultural e validação para a língua portuguesa do Nursing Clinical Facilitators Questionnaire.
- O “bom professor” - opinião dos estudantes.
- Qualidade e auto-avaliação no ensino superior - validação de escalas de opinião dos estudantes de uma Escola Superior de Enfermagem
- Praxe Académica - Estudo de opinião de estudantes
e-BOLETIM
- Nº 01, julho de 2019
- Nº 02, dezembro de 2019
- Nº 03, julho de 2020
- Nº 04, dezembro de 2020
- Nº 05, julho de 2021
- Nº 06, dezembro de 2021
- Nº07, julho de 2022
- Nº08, dezembro de 2022
- Nº09, julho de 2023
- Nº 10, dezembro de 2023
- Nº11, julho de 2024
MONOGRAFIAS
NOTÍCIAS
- IV Congresso Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior
- Tomada de Posse da Perita em Avaliação
- Acreditação pela A3ES - "Semanário Expresso 27-07-2019"
- Estudo sobre empregabilidade dos Licenciados pela ESEnfC - 2019
- Sessão de Trabalho "Referenciais SIGQ"- 2019
VÍDEOS
APRESENTAÇÕES
- Apresentação na RIQUAL - 24 de junho de 2022 - Alguns slides
- Webinar-"Importância da Participação dos estudantes no compromisso com a Qualidade" - 02 de maio de 2022
- Workshop "Garantia da Qualidade na ESEnfC" - 24 de novembro de 2021
- Workshop "Percurso do Sistema para a Garantia da Qualidade da ESEnfC: Visão dos Estudantes" - 20 de maio de 2021
- Workshop "Sistema de Garantia da Qualidade da ESEnfC: Importância dos Estudantes" - 17 de maio de 2021
- OPEN DAY do CQA - 16 de abril de 2018
- Apresentação feita pelo CQA em 17 de março de 2017 - Alguns slides/parte de slides
- Apresentação feita pelo CQA em 25 de março de 2015 - Alguns slides/parte de slides
- Apresentação feita pelo CQA em 13 de fevereiro de 2015 - Acreditação de cursos / Alguns slides/parte de slides
- Apresentação feita pelo CQA em 13 de março de 2014 - Alguns slides/parte de slides
- Notícia CQA 2013 – Apresentação pública de dados
- Apresentação feita pelo CQA em 13 de maio de 2013 - Alguns slides/parte de slides
- Apresentação feita pelo CQA em 13 de fevereiro de 2012 (síntese - alguns slides)
- Notícia - apresentação de 2 de março de 2011
- Apresentação feita pelo CQA em 2 de março de 2011 (síntese)
- Notícia - Avaliação Prof. Doutor Sérgio Machado dos Santos (12 de julho de 2010)
- Apresentação feita na ESEnfC em 12 de Julho de 2010
APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS
- Comemoração do Dia Mundial da Qualidade, 09 de novembro de 2023, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- XVIII FORO INTERNATIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES), 28-29 de setembro, 2021 Comunicação "Opinião de estudantes sobre ensino presencial vs ensino online na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra", no Simpósio Transição da Modalidade de Ensino: impacto institucional
- XVII FORO INTERNATIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES); Carmona Sevilha, 25-27 de Noviembre, 2020 Desafios da monitorização das opiniões dos estudantes no Sistema Interno de Garantia da Qualidade das Instituições de Ensino Superior; Poster "Opinião dos estudantes acerca da mobilidade" Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
- Workshop "QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR"; I Congresso Internacional de Enfermagem de Cabo Verde Uni-CV, 21 de novembro de 2019.
- Sessão de trabalho "Referenciais SIGQ" "DESAFIOS DA QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR"-11 de novembro de 2019. Apresentação sobre Referencial 7 "Experiência ESEnfC".
- XVI FORO INTERNATIONAL SOBRE EVALUATIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES);SANTIAGO DE COMPOSTELA, 29-31 de Mayo,2019 Redes de Investigação interinstitucionais e o processo ensino-aprendizagem: como avaliar e monitorizar.
- XVI FORO INTERNATIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACION Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES);Opinião dos estudantes como indicador fundamental para avaliação do ensino: "Opinião dos estudantes no final do ciclo de estudos" ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA - POSTER; SANTIAGO DE COMPOSTELA, 29-31 Mayo, 2019.
- "Seminario Taller: Sistema interno de calidad de Facultades y Escuelas de Enfermería de Panamá." 11 de fevereiro de 2019.
- "Responsabilidade individual vs responsabilidade institucional na promoção de uma cultura de qualidade". III Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições do Ensino Superior: das políticas à prática. ESEnfC 29 e 30 de novembro de 2018.
- "Seminario Taller Internacional: Modelo de Aseguramiento de Calidad para Escuelas y Facultades de Enfermería. De lo conceptual a la Aplicación." Havana-Cuba de 31 de outubro a 3 de novembro de 2018. Notícia sobre a organização do evento.
- “Auscultação de Stakeholders externos: Enfermeiros gestores e Enfermeiros tutores” Poster. ”. II Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino: novos referenciais para a avaliação das organizações educativas. ESEnfC 19 e 20 de outubro de 2017.
- “Apresentação no painel Cenários de avaliação institucional - o ‘caso’ da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”. Congresso internacional Desafios da qualidade em instituições de ensino. ESEnfC 20 e 21 de outubro de 2016.
- “Integração dos estudantes do 1º ano na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra” Poster. ”. Congresso internacional Desafios da qualidade em instituições de ensino. ESEnfC 20 e 21 de outubro de 2016.
- Actividades extracurriculares em estudantes do ensino superior: oportunidades e desafios. Comunicação livre. Congresso internacional Desafios da qualidade em instituições de ensino. ESEnfC 20 e 21 de outubro de 2016.
- Situações atipicas identificadas na opinião dos estudantes: intervenção para a melhoria. Comunicação livre. Congresso internacional Desafios da qualidade em instituições de ensino. ESEnfC 20 e 21 de outubro de 2016.
- “Internacionalização e mobilidade estudantil em enfermagem: um estudo exploratório”. XIII Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, diálogos e transições na Educação. Viseu 6 , 7 e 8 de outubro de 2016.
- “Integração de estudantes do 1.º ciclo na escola Superior de Enfermagem de Coimbra”. XIII Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, diálogos e transições na Educação. Viseu 6 , 7 e 8 de outubro de 2016.
- “Sinalização de situações atípicas observadas na opinião dos estudantes: contributos para o sistema de garantia da qualidade” - Poster - XIII Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y de la Investigación (FECIES), Granada, Espanha 30 de junho a 2 de julho de 2016.
- “Satisfação dos estudantes com o curso de licenciatura em enfermagem: um estudo longitudinal“ - Comunicação livre - XIII Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y de la Investigación (FECIES), Granada, Espanha 30 de junho a 2 de julho de 2016.
- “Importância da opinião de diferentes stakeholders para avaliação da qualidade” - Comunicação livre - XIII Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y de la Investigación (FECIES), Granada, Espanha 30 de junho a 2 de julho de 2016.
- Sistemas internos de garantia da qualidade implementados nas instituições de ensino superior portuguesas - “Os caminhos da qualidade na ESEnfC: um desafio permanente” - XIII Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y de la Investigación (FECIES), Granada, Espanha 30 de junho a 2 de julho de 2016.
- "O sistema de garantia da qualidade na ESEnfC" - IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, ESEnfC 21 a 25 de julho de 2014.
- "A experiência da avaliação do ensino na garantia da qualidade da ESEnfC" - IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, ESEnfC 21 a 25 de julho de 2014.
- “Avaliação da qualidade da docência: opinião dos estudantes”. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 24 a 27 de junho de 2012.
- Caraterísticas do “bom professor” na perspetiva dos estudantes”. VII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Porto, 24 a 27 de junho de 2012.
- “Opinião dos novos graduados e entidades empregadoras para o processo de qualidade na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”. XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, setembro 2011.
- “Opinião das ‘Entidades Empregadoras’ dos Enfermeiros Recém-Graduados”. XI Congresso SPCE Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, junho 2011.
- “Competências adquiridas em ensino clínico de enfermagem: opinião dos estudantes”. 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação, Universidade do Minho, novembro 2010.“A importância da opinião dos recém-licenciados e entidades empregadoras: contributos para o processo de qualidade da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”. Congresso Internacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, Universidade dos Açores. Angra do Heroísmo, 2010.
- "O Bom professor - opinião dos estudantes”. II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, novembro 2009.
- "Praxe Académica - Estudo de opinião de estudantes". X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, maio 2009.